A avaliação psicológica é utilizada em diversos contextos para atender as exigências de diversas demandas. A Infinity conta com profissional Psicólogo especialista em avaliação psicológica para assessorar pessoas e organizações. Abaixo está uma breve descrição das demandas que atendemos! Precisa de avaliação psicológica? Faça contato com nossa equipe!
A avaliação psicológica visa analisar aspectos emocionais e comportamentais e pode estar relacionada à inteligência, personalidade e aptidões.
A Avaliação psicológica no contexto de recrutamento e seleção tem a finalidade de realizar um levantamento de aspectos emocionais e comportamentais, relacionados à inteligência, personalidade e aptidões, aumento a assertividade nas contratações. O Laudo gerado possibilitará um maior conhecimento do candidato pelo selecionador .
Os instrumentos são escolhidos pela psicóloga, visando atender a necessidade específica de cada função.
A Avaliação psicossocial é feito por um profissional que esteja habilitado para tal, com o intuito de avaliar os colaboradores que trabalham em situações de risco, como altura, espaços confinados e manuseio de inflamáveis. O objetivo dessa avaliação é mapear o perfil psicológico do colaborador e analisar as condições de exposição ao risco, com o intuito de prevenir acidente e preservar a vida. Ou seja, detectar se a pessoa possui suporte psicológico adequado para o enfrentamento das condições estressoras a que se submete, sem o risco de perda do seu autocontrole.
A metodologia aplicada que é composta por testes psicológicos e questionários de avaliação psicossocial tem como finalidade investigar a estrutura de personalidade, fatores individuais e organizacionais que podem afetar de forma positiva ou negativa à saúde geral do colaborador, vulnerabilidade ao estresse no trabalho; satisfação com sua atividade laboral, aspectos motivacionais, organização do trabalho, apoio familiar e social, entre outros.
A avaliação psicológica é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e torna-se imprescindível na iniciação do processo da Cirurgia Bariátrica, uma vez que a pessoa que passa por uma cirurgia bariátrica enfrenta muitas mudanças, onde é necessária a preparação psicológica.
Nesse sentido, a avaliação psicológica visa verificar o quanto a pessoa está preparada para reorganizar seus hábitos de vida, em especial, os relacionados à alimentação, além da consciência de que a cirurgia irá afetar sua imagem corporal.
Ou seja, a forma como a pessoa passa a enxergar seu próprio corpo – o que pode acarretar em mudanças comportamentais e emocionais.
A avaliação psicológica pré vasectomia pode ser solicitado como forma de observar a qualidade emocional, determinação e consciência deste homem que passará por este processo, de certa forma, definitivo.
Esta avaliação psicológica pré-cirurgia poderá ser realizada a partir de iniciativa própria, do casal ou da mulher, ou por indicação médica, momento em que se expuseram os diversos métodos contraceptivos (ação, índice de falha, natureza do método, efeitos benéficos ou colaterais possíveis).
Nesta avaliação deve-se avaliar as expectativas e temores do casal, ou da mulher quando comparecer individualmente ao processo. A avaliação da maturidade emocional para encerrar a vida reprodutiva é de grande importância nos locais onde se dispõe do trabalho do psicólogo.
Conforme a Resolução Nº- 2, DE 21 DE JANEIRO DE 2016 do Conselho Federal de Psicologia a avaliação psicológica para fins de seleção de candidatos(as) é um processo sistemático, de levantamento e síntese de informações, com base em procedimentos científicos que permitem identificar aspectos psicológicos do(a) candidato(a) compatíveis com o desempenho das atividades e profissiografia do cargo. O edital do concurso público especificará, de modo objetivo, os construtos/dimensões psicológicas a serem avaliados, devendo ainda detalhar os procedimentos cabíveis para interposição de recursos, uma vez que há legalidade na interposição de recursos.
Clique aqui e leia a Resolução CFP 002/2016
Conheça como é essa avaliação que só pode ser realizada por um profissional psicólogo inscrito no CRP e credenciado pela Polícia Federal. Antes de responder essa pergunta, é importante dizer que, segundo a Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP 07/2003), a avaliação psicológica só pode ser realizada por um psicólogo. É ele quem vai analisar os diversos processos psicológicos que compõem o indivíduo e suas tendências comportamentais. Por meio de tal avaliação, é possível investigar diferentes características psicológicas. O mapeamento dos níveis de emoção, cognição, motivação, personalidade e memória, por exemplo, é parte fundamental do processo de avaliação psicológica, seja ela feita para qualquer finalidade.
Em uma avaliação não é possível fazer uma previsão segura de comportamento violento no futuro. No entanto, é possível verificar principalmente se uma pessoa tem características violentas, controle emocional e até mesmo constatar se alguma característica está sendo omitida em função do uso de determinados mecanismos de defesa do candidato diante da situação de avaliação.
Avaliar quem pode ou não portar uma arma é de vital importância para se evitar o aumento da violência, e deve ser realizada com responsabilidade, seguindo parâmetros éticos, legais e institucionais. Além do domínio no uso de instrumentos de avaliação psicológica, o psicólogo também deve ser capaz de conduzir uma boa entrevista com o candidato. O respeito ao ser humano, o primeiro dos princípios fundamentais dos psicólogos, envolve a responsabilidade e o domínio dos conhecimentos científicos.